Atualmente a qualificação, não está baseada apenas nas capacidades técnicas, mas sobretudo nas habilidades de decidir e cooperar com o grupo de trabalho.
Os trabalhos realizados em equipe devem ser resultado de um esforço conjunto e, portanto, as glorias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos.
Trabalhar em grupo é negociar, o resultado do trabalho depende da capacidade de negociação e de argumentação das pessoas envolvidas, o que implica saber ouvir e ceder diante de razões bem fundamentadas, dados convincentes, informações fidedignas e experiências bem sucedidas.
Além disso o trabalho em equipe é um exercício de confiança, solidariedade, cooperação, uma soma de talentos diferentes e pensamentos divergentes.
Seja flexível, acredite, coloque suas idéias, ouça, trabalhe, inove...renove!!
Trabalhar em equipe não é criar pelos outros mas com os outros.
A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. O trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo.
Para que o trabalho em equipe faça sentido é preciso saber o que deve ser feito em conjunto e o que cada um pode fazer separadamente. Dividir tarefas é essencial, não partindo do princípio de que se é o único que sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar informações e responsabilidades está diretamente ligado ao sucesso do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário