Quem procura um emprego ou estágio, precisa passar pela tarefa de elaborar um currículo com qualidade. Ele é quem vai abrir portas em empresas para a realização de uma entrevista. Trata-se de um cartão de visitas da sua vida profissional. Mas o que colocar em destaque? Como escrever? Muitas dúvidas podem surgir, por isso fique atento às informações abaixo para aumentar suas chances na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Os principais objetivos de um currículo:
1. Atrair a atenção do RH
Em meio a milhares de currículos que o selecionador de RH recebe todos os dias, fazer com que ele se interesse exatamente pelo SEU currículo é o primeiro passo.
2. Manter o selecionador interessado na leitura
Após despertar o interesse do selecionador de RH pelo seu currículo, você precisa fazer com que ele continue querendo ler seu currículo até o fim.
3. Ser convocado para a entrevista
O responsável pelas contratações precisa ter uma boa impressão sobre você.
O Currículo é uma via de apresentação, nele devem constar suas informações pessoais como: nome completo, data de nascimento, idade, contatos como número de telefone/celular, email, estado civil, e também dados referentes à sua formação profissional (grau de escolaridade, formação acadêmica, cursos, idiomas, descrição de experiências profissionais anteriores e também de experiências com trabalho voluntário, caso exista.). O currículo deve ser redigido de forma simples, clara e objetiva.
Seja breve: normalmente, uma página é suficiente
Apresente o emprego mais recente em primeiro lugar. Relacione os empregos anteriores do mais recente ao mais antigo.
Dê informações básicas sobre cada emprego. Inclua o nome da empresa, , seu cargo e suas responsabilidades.
Fale sobre suas maiores realizações em cada emprego. Por exemplo: "reconhecido como funcionário do mês", "resolvia 60 chamadas por dia", "responsável pela manutenção do estoque".
Use palavras relacionadas a ações. Por exemplo: "criou", "gerenciou", "efetuou", "resolveu", "atendeu".
A seguir uma forma bastante prática para construir um bom currículo.
Primeiramente vamos dividir o currículo em duas partes:
- Identificação, dados pessoais e dados de contato
- Dados de formação e da sua vida profissional
A primeira parte é bem simples e fácil. Vamos deixar o nome sozinho, numa linha e escrevê-lo com fonte número 12.
Abaixo do nome colocaremos os outros dados, divididos em duas colunas, uma alinhada à esquerda e outra à direita. Vamos utilizar aqui fonte número 10.
Faça uma linha de divisão entre a parte 1 e 2 e vamos agora para a segunda parte.
Comece a segunda parte com seu Objetivo Profissional. Ele deverá estar sozinho na linha e ser escrito com uma fonte maior do que a do seu nome. Vamos utilizar aqui o tamanho 14 para fonte.
Agora, vamos subdividir estes próximos textos em cinco grandes grupos, sendo eles:
- Grupo 1: Principais Qualificações
- Grupo 2: Formação e Experiências profissionais
- Grupo 3: Idiomas, cursos e informática
- Grupo 4: Prêmios, viagens e trabalhos voluntários
- Grupo 5: Observações ou Informações Adicionais
Relembrando os três objetivos que o currículo precisa atingir e fazendo um paralelo com o que já dissemos até agora:
As informações do Grupo 1 servem para atrair a atenção do selecionador para o seu currículo e criar nele a vontade de continuar lendo.
Os outros grupos (de 2 a 5) são relacionados ao objetivo número 2, que é manter a atenção do selecionador, e a ordenação destes grupos serve para apresentar as informações de acordo com a relevância de cada assunto. As informações mais relevantes aparecem primeiro. Com isso, continuamos mantendo a atenção do selecionador para a leitura total do currículo.
Por fim, a informação que estiver contida no currículo e a forma como esta foi escrita é que despertará, ou não, o interesse do selecionador para chamá-lo a uma entrevista presencial.
Não envie sempre o mesmo currículo para várias empresas. Cada empresa merece sua atenção e a elaboração de um currículo específico. Se a função for mais técnica, exigindo conhecimentos específicos, dê mais destaque à formação escolar.
Se a vaga for para uma atuação mais prática, como por exemplo serviços de pintura, destaque sua experiência profissional prévia. Caso não tenha essa experiência, mostre no item extras as habilidades que o ajudariam a fazer o trabalho.
Caso a função exija experiências práticas, como cabeleireiros, manicures, escritores e até agora você só trabalhou como autônomo mantenha uma portifólio que pode ser enviado juntamente com seu currílo, pode ser uma segunda página com fotos de trabalhos feitos por você, endereço de um site ou blog onde há imagens de trabalhos seus ou vídeo.
Para o primeiro emprego nao minta sobre suas experiências, mas dê enfoque em cursos, trabalhos voluntários se houver, e habilidades que lhe permitam realizar o trabalho a que esta se candidatando.